ATA Nº. 191 DA REUNIÃO DA EQUIPE DE LITURGIA

atas

Aos vinte e quatro dias do mês de abril de 2014, às vinte horas, na sala de reuniões da paróquia, foi realizada a reunião da Equipe de Liturgia da Paróquia São Cristóvão. Com a participação do Pároco, Padre Adriano, Coordenador de Liturgia, Marcos Wagner da Fonseca e dos representantes da AJS, AJS música, Apostolado da Oração, Capelinhas, Catequese, Catequese Adultos, Congregação Mariana, Coroinhas,  Grupo de Cantos Graça e Louvor, Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, MESC, Missionários, Movimento de Irmãos, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Pastoral do Dízimo, Salesianos Cooperadores, SAV e Toca de Assis; todos que assinaram a lista de presença. O coordenador deu as boas vindas a todos, iniciou com a oração ao Espírito Santo. A ata da reunião anterior foi aprovada.

Palavras Iniciais do Padre Adriano

O pároco agradeceu o empenho e participação de todos nas comemorações do mês de abril, e parabenizou o Teco pela passagem de seu aniversário.

Palavras do coordenador da liturgia

Falou que faremos uma avaliação dos eventos da Semana Santa e para isto formou quatro grupos que apresentaram as seguintes observações:.

Domingo de Ramos

As celebrações foram muito bonitas e com muita participação. O trajeto mais longo da procissão foi muito apropriado. Necessitam de mais atenção à quantidade de ramos, pois nas missas das 19h00 do sábado e domingo faltaram ramos. Há necessidade de um incentivo maior para as pessoas trazerem de casa.

Missa da Ceia do Senhor, Lava Pés e Adoração

Foi muito grande a participação da comunidade na celebração da Ceia do Senhor. A comunhão em duas espécies e o ato de os catequizando lavarem os pés dos pais foram muito elogiados. Por ser uma celebração rica em detalhes, foi sugerido um tempo maior para planejamento e mais ensaios. Pontos a serem pensados: no momento de lavar os pés, a assembléia não enxerga, pois o local ficou muito congestionado; o volume do som dos instrumentos e os cantores precisam ser conciliados, inclusive com uma verificação técnica de retorno e canais dos alto falantes da igreja. Quanto a Adoração, o local na nave da igreja se mostrou apropriado, apenas foi considerado que a participação da comunidade ainda é pequena.

Paixão do Senhor

Apesar de ter faltado luz no início, a celebração foi muito boa. A adoração no meio da celebração foi rápida com a formação de quatro filas. Um número maior de MESC para distribuir a comunhão também foi bem avaliada. Foi verificada muita movimentação de pessoas durante a celebração, principalmente após o retorno da luz e o silêncio que estava excelente durante as leituras foi prejudicado.

Via Sacra

A procissão em volta da quadra com quatro paradas foi muito bem avaliada e com boa participação de pessoas. As paradas em quatro momentos também foi muito bem avaliada. Para ser pensado, foi levantada a questão dos cantos, considerando a pouca luz, um folheto específico para a cerimônia, de modo que todos possam cantar.

Vigília Pascal

A celebração transmitiu toda a alegria e festa que a ocasião pedia, todas as velas acesas foram um exemplo da grandeza da celebração. Muito boa à participação da comunidade tanto na celebração, como na confraternização do salão paroquial. Houve muito empenho e carinho das pessoas que participaram da preparação da celebração. A decoração da cruz foi aprovada por todos. A realização do batismo também foi um ponto forte. O som externo foi muito bom. Como na Ceia do Senhor, a celebração é muito rica em detalhes, em função disto, foi sugerido um tempo maior para planejamento e mais ensaios para corrigir os contratempos dentre os quais destacamos: a entrada do círio foi rápida e prejudicou o acendimento de todas as velas, muitas pessoas transitando no altar na comunhão e batismo e foi sugerido que o círio ficasse em um local mais elevado durante a cerimônia da luz, para que todos pudessem observar melhor.

Demais celebrações (benção dos alimentos, missa dos enfermos e de domingo)

Foram consideradas muito boas e não receberam sugestões.

Dia das mães 11 maio – Coroação de Nossa Senhora.

Haverá a coroação de Nossa Senhora na missa das 09h00

Dia 24 de maio – Dia de Nossa Senhora

Haverá um tríduo preparatório, com as seguintes responsabilidades de preparação: dia 21(4ªf) – Grupo de Oração e Grupo de Cantos Alegria; 22(5ªf) – MESC e AJS música; 23(6ªf) – Apostolado da Oração e Grupo Santa Cecília.

Missa do dia 24 as 19h00: responsabilidade da liturgia MESC e ADMA e cantos Grupo Santa Cecília.

A liturgia é a própria de Nossa Senhora e serão reunidas todas as capelinhas da paróquia na celebração.

Escala de liturgia e cantos.

O grupo da Toca de Assis assumiu a liturgia e canto do 2º domingo as 19h00. Em conseqüência o Grupo das Capelinhas assume a liturgia do 4º domingo as 19h00 e o Grupo Alegria o canto do 3º domingo as 19h00.

Próxima reunião.

Dia 22 de maio.

Nada mais havendo a reunião foi dada como encerrada pelo coordenador e concluída com a benção final.

 

 

Padre Adriano Cemim –  Pároco
Marcos Wagner da Fonseca  – Coordenador da Liturgia
Carlos Emide Vasco – Secretário