Como Ir A Igreja? – Parte I

          Uma editora italiana lançou um livro com normas de comportamentos para os fiéis. São orientações para os que forem participar de atos religiosos. Seguem algumas dessas orientações com o comentário de Dom Murilo S. Krieger. “Acredito que um pouco de etiqueta não faz mal”.

 1ª) “Cuide da casa de Deus como se fosse a sua casa”. Nossas Igrejas são construídas com a colaboração de toda a comunidade. Quem já participou de uma comissão de construção sabe quanto sacrifício é necessário até se chegar à sua inauguração. Também a manutenção de uma Igreja exige muita atenção e gastos. Por isso, cuidar do que foi conseguido com muito trabalho é um respeito para com os que colaboraram, além, é claro, de ser uma demonstração de atenção para com uma obra que passou a ser consagrada ao Senhor.

2ª) “Quando entrar numa Igreja, cumprimente o dono da casa”. A casa do Senhor é uma casa de oração. Não entramos nela para nos desligar das preocupações do mundo; entramos ali para levar ao Senhor nossas preocupações e colocá-las em Suas Mãos; entramos para louvá-Lo e agradecer-Lhe os dons recebidos; ou, humildemente, para pedirmos Seu perdão por nossas infidelidades. Na Igreja, o Senhor deve ser o centro de nossas atenções.

3ª) “Vista-se com decência, quando participar de uma cerimônia religiosa”. Deveria ser óbvio, mas para algumas pessoas não o é: nem toda roupa é adequada para qualquer lugar. Há roupas que podem ser adequadas para uma festa de aniversário, mas não servem para se ir a um velório. Um pouco de bom senso (e de respeito!) não faria nada mal.

4ª) “Procure chegar na hora certa!” Para uma boa participação, é importante a concentração. Chegar antes é garantir a possibilidade de um tempo para oração pessoal. Nesse ponto, um pouco de organização da própria vida só trará benefícios para a fé.

Na próxima edição apresentaremos mais 04 orientações. Até lá!

Paulo Roberto Ragnini