ATA 43 – Conselho De Pastoral Paroquial – 20 de junho 2013

CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL

ATA 43 – 20 de junho 2013

Iniciamos a reunião com acolhida feita pelo Paulinho – Coordenador do CPP, cantamos “Onde Reina o Amor”, rezamos uma Ave-Maria e fizemos a oração do abraço. Quando nós fazemos a vontade de Deus, e nos deixamos ser guiados pelo Espírito Santo nunca ficamos desamparados. Logo após foi feita a leitura da ata anterior. Estiveram presentes os seguintes grupos: AJS, Apostolado da Oração, CAEP, Catequese, Comunidade Dom Bosco, Congregação Mariana, Coordenador do CPP, Funcionários, Grupo de Oração Nossa Senhora Auxiliadora, MESC, Missionários, Movimento de Irmãos, Pároco, Pastoral da Criança, Salesianos de Dom Bosco, SAV, Pascom, Pastoral do batismo –catequese de Adulto,  ADMA.

Palavra do Pároco: Estamos terminando as reformas na Igreja, nas salas adjacentes, no salão paroquial e agora também empenhados na Festa Junina e na Festa do Padroeiro. O documento de Aparecida e o documento provisório Comunidade de Comunidades pede: uma nova Paróquia e conversão nas comunidades. Vai exigir muitas coisas da comunidade paroquial, pois haverá muitas mudanças. Para esta renovação teremos a Assembléia em novembro e este dois documentos para estudo. Ao final deste ano teremos a eleição para o CPP e o CAEP. P. Adriano pediu a colaboração de todos. Temos como exemplo o testemunho do Papa: Colocou-se a serviço e nisto se destaca a sua simplicidade e sua bondade.

PEPS: Lembrou os líderes que temos esse documento. No Projeto Estratégico 5: Investir na Qualificação dos Leigos, estamos cumprindo enquanto paróquia. Quanto à motivação e participação de todas as lideranças precisamos melhorar. Nos eventos de formação paroquial estamos abaixo, pois existem encontros de formação, mas poucas pessoas participam. O José Carlos expôs a sua opinião. P. Adriano falou que precisamos fazer convite pessoal que pode ser que muita gente não venha, mas acredita que vale a pena.

Risoto Paroquial: Todos os coordenadores deram uma resposta sobre a participação do seu grupo no risoto mensal.

Itens aprovados: Na reunião de julho serão discutidos assuntos relacionados ao Pároco (Palavra do Pároco) e sobre a festa de São Cristóvão. A reunião será conduzida pela coordenação da festa.  Não haverá reunião do CPP no mês de agosto e teremos uma confraternização no dia 16 de agosto, após a missa de Dom Bosco. Está confraternização envolverá todas as pessoas da comunidade e as pessoas que trabalharam na festa de São Cristóvão. Responsável pela confraternização: Coordenação da Comissão de Festa. O ADMA estará à disposição para arrumar as mesas no dia da confraternização. Ficou aprovada a compra de um novo notebook.

Informações: foi apresentado o novo coordenador da comunidade Dom Bosco, o Sr. Juarez Scheifer. O Paulinho comentou que na reunião de março ele só sugeriu como poderiam ser distribuídas as missas no tríduo de Dom Bosco. Porém, a definição dos grupos responsáveis por cada

dia do tríduo será feita na reunião de liturgia. Critérios para eleição da coordenação do CPP e CAEP: 1- Indicação de nomes até 15 dias antes da eleição; 2 – Os nomes indicados serão analisados pelo Pároco antes da eleição cabendo ao mesmo a escolha dos nomes que irão para votação, procurando conversar antes com as pessoas indicadas para saber da sua disposição; 3 – caso não seja indicado ninguém, o Pároco escolherá o novo coordenador e o apresentará ao CPP; 4 – A eleição será apenas do coordenador. Os demais componentes da equipe serão da escolha do novo coordenador e apresentado para a aprovação do CPP, no mês posterior da eleição; 5 – a eleição da nova coordenação do CPP para gestão de 2014 a 2016 será na reunião do CPP do mês de outubro. Indicação de nomes até dia 02 de outubro de 2013. A Assembléia Paroquial será no dia 09 de novembro.

Comissão de festa: Definir os brindes do bingo para poder fazer os cartazes. Noites festivas: dia 27 de julho, 31 de julho e no dia 02 de agosto.

Abertura para manifestação/necessidades dos grupos: A Gabriela agradeceu pela resposta positiva da comunidade quando solicitou ajuda para a Jornada Mundial da Juventude. A Edna avisou que o P. Angelo pede encarecidamente que os grupos mandem as atas das reuniões para poder colocar no livro tombo.

Avaliação da reunião: Objetiva, construtiva, amor, compromisso, calma e paciência.

Enceramos a reunião com a bênção do P. Adriano