Desafios Natalinos

coroa do advento

Propusemos nas Missas da Festa de Cristo Rei três convite / desafios para a comunidade:

– Trazer enfeites para a árvore de Natal Comunitária. O enfeite deve simbolizar a família / pessoa e ter significado. Por exemplo: foto da família; uma prece de agradecimento ou um pedido; um laço de fita simbolizando os laços de amor que unem os membros, etc.

– Participar da Novena do Natal

– Preparar uma Coroa do Advento nas casas, acendendo uma vela a cada domingo, fazendo oração em família.

 

Para auxiliar nesta última tarefa, apresentamos um resumo sobre a Coroa do Advento e uma sugestão de oração em família.

A Coroa do Advento é um símbolo do Natal!

A palavra Advento vem do latim ADVENTU, que significa o que há de vir, chegada, e é o período das quatro semanas antes do Natal, em que nós nos preparamos para o nascimento do Menino Jesus.

Enfeitamos a Igreja e nossas casas com a Coroa do Advento. É um círculo de folhagens verdes. Sua forma simboliza a eternidade e dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”. A cor verde é sinal de esperança e vida. Enfeitamos com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus por nós ao enviar seu Filho como um presente para a humanidade…

O comércio já adotou a coroa do Advento como enfeite natalino. Precisamos nos lembrar que Natal só é Natal com Jesus, nosso grande presente!

Na Coroa colocamos quatro velas, as quais representam as quatro semanas do advento. Podem ser três velas roxas e uma rosa, ou uma de cada cor: verde, branca, rosa e vermelha. A vela rosa, como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos), é acesa no III Domingo.

No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Ao acendermos uma vela por domingo, vamos dissipando toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada, com a chegada em nosso meio do Senhor Jesus, luz do mundo.

Propomos a seguinte oração para ser realizada a cada domingo em família.

 I Domingo – 01/12/2013 – Vela da Esperança (verde): a promessa da vinda do Salvador.

Oração Inicial: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.

Todos: A Coroa do Advento nos recorda o significado deste sagrado tempo que estamos iniciando. Tempo de preparação para o Natal, festa da luz e da vida, quando veio ao nosso mundo o Cristo, Sol que não tem ocaso.

Esta luz vem chegando aos poucos: primeiro, na promessa do Salvador, depois, no anúncio dos profetas, na escolha da Virgem Maria e, finalmente, no nascimento do Cristo Senhor, Deus-Conosco, Emanuel.

Vamos acender a primeira vela. É a luz de Cristo que já começa a despontar; que ela brilhe em nosso coração!

V. O nosso auxílio está no nome do Senhor. R. Que fez o céu e a terra.

Leitor: Oremos: Senhor nosso Deus, sois o doador de toda bênção e a fonte de todo dom perfeito. Permita que esta Coroa em honra do Advento do Cristo, vosso Filho, nos acompanhe e ilumine e dai-nos esperar solícitos a sua vinda. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.

Enquanto se acende a vela: “Bendito sejais, Deus da Esperança, pela luz de Cristo, Sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.”

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória

II Domingo – 08/12/2013 – Vela da Paz (branca): na esperança de salvação anunciada pelos profetas.

Oração Inicial: “Senhor Jesus….

Todos: Eis que vem o Desejado das Nações, e toda a terra se encherá de sua luz! Mais uma vela brilhará hoje em nossa Coroa. Aproxima-se mais o Natal, celebração do nascimento do Cristo, luz do alto, o Sol nascente que nos vem visitar. Preparemos os nossos caminhos!

Leitor: Oremos: Ó Deus onipotente, ao acendermos mais esta vela em honra do Advento do vosso Cristo, dai ao vosso povo esperar vigilante a sua chegada, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por Cristo, nosso Senhor.

Enquanto se acende a vela: “Bendito sejais, Deus da Paz, pela luz de Cristo, sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.”

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória

III Domingo – 15/12/2013 – Vela da Alegria (rosa): o tempo da promessa está se cumprindo em Maria.

Oração Inicial: “Senhor Jesus….

Todos: Acendendo mais uma vela da nossa Coroa, reconhecemos que o Senhor está mais próximo de nós. Recordemos que a luz destas velas deve afugentar as trevas do pecado em nossas vidas e conduzir-nos a uma conversão total. Assim, estaremos prontos para celebrar o nascimento d’Aquele que é luz para iluminar as nações e guia de nossos passos no caminho da paz.

Leitor: Oremos: Ao acendermos esta vela, concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que desponte em nossos corações o esplendor da vossa Glória, para que, vencidas as trevas do pecado, a vinda do vosso Unigênito revele que somos filhos da luz. Por Cristo, nosso Senhor.

Enquanto se acende a vela: “Bendito sejais, Deus da Alegria, pela luz de Cristo, sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.”

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória

IV Domingo – 22/12/2013 – Vela do Amor (vermelha): fé em Jesus Cristo, luz que ilumina todos nós.

Oração Inicial: “Senhor Jesus….

Todos: Acenderemos a última vela da Coroa do Advento e toda a Coroa será iluminada! O Senhor agora está mais próximo.

O Senhor Jesus vem ao nosso encontro. Mas ele não vem sozinho: é nos braços da Virgem Mãe que iremos encontrá-lo. Olhemos para ela e saberemos como se cumpre a vontade do Pai, como se recebe Cristo Jesus e como poderemos colocar nossa vida a serviço dos irmãos! Celebremos com alegria o Natal próximo, recordando as palavras do Apóstolo: “Aproximai-vos do Senhor e sereis iluminados e não haverá sombra em vossas faces!”

Leitor: Oremos: Acendendo esta vela, nós vos pedimos, ó Deus, que a luz da vossa graça sempre nos preceda e acompanhe para que, esperando ansiosamente a vinda d’Aquele que a Virgem concebeu, possamos obter a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por Cristo, nosso Senhor.

Enquanto se acende a vela: “ Bendito sejais, Deus do Amor, pela luz de Cristo, sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.”

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória

Fontes de pesquisa: www.catequisar.com.br / www.acidigital.com / http://www.franciscanos.org.br/

Texto enviado por: Edna Matilde