Ano Vocacional – Arquidiocese de Curitiba

Lançai as Redes em Águas Mais Profundas”

 O que é o Ano Vocacional?

É tempo especial em nossa Igreja Arquidiocesana para refletirmos e trabalharmos pelas vocações e também para a formação de Equipes Vocacionais nas Paróquias.

 Qual o objetivo do Ano Vocacional?

O Objetivo do Ano Vocacional é consolidar uma cultura vocacional permanente na Arquidiocese de Curitiba por meio da valorização dos diferentes dons e carismas de nossas comunidades.

 Porque realizar um Ano Vocacional?

A realização do Ano Vocacional na Arquidiocese de Curitiba visará renovar e dar um novo impulso ao trabalho vocacional realizado nas comunidades paroquiais. Faz-se necessário relembrar a beleza do chamado de Deus e sua importância no contexto eclesial e societário.

 Quando começa? Quando termina?

A abertura do Ano Vocacional ocorrerá no primeiro sábado do mês de Agosto de 2013, com uma Missa na catedral Basílica Nossa Senhora da Luz às 18:00 horas e sua conclusão ocorrerá no mês de Agosto de 2014 com um evento ainda a definir.

 Qual é o Tema do Ano Vocacional?

O Tema do Ano Vocacional é Chamados a fazer caminho com Cristo.

 Qual é o Lema do Ano Vocacional?

O Lema do Ano Vocacional é “Foram e permaneceram com Ele” (Jo 1,39)

 Qual é o significado do cartaz do Ano Vocacional?

No cartaz o Cristo está de braços abertos, pois Ele é a fonte e o caminho de todas as vocações. Os mapas nos lembram que a mensagem Dele deve chegar a todos os cantos da terra. As 12 pessoas caminhando representam cada um de nós, os novos apóstolos do século XXI e as cores simbolizam a riqueza e os diferentes carismas e dons da Igreja.

 Como podemos participar do Ano Vocacional?

Podemos participar do Ano Vocacional de várias formas. Uma delas é usando o material do Ano Vocacional que está no Manual entregue nas paróquias, material este que contém cunho vocacional, catequético, celebrativo, lúdico e litúrgico. Sugiro também que rezemos em todas as missas de final de semana a Oração do Ano Vocacional. Não esqueçamos de usar a nossa criatividade e propor outras atividades e momentos vocacionais em nossas comunidades.

 Que frutos o Ano Vocacional deixará para nossa Igreja?

Destaco 5 frutos deste no Vocacional:

  • A formação de equipes vocacionais nas paróquias da Arquidiocese de Curitiba mediante a disponibilização de material apropriado e visita as comunidades..
  • O trabalho de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação dos iniciados na fé, das crianças, adolescentes e jovens.
  • O reforço da consciência de que todos são responsáveis na animação vocacional.
  • A reflexão sobre a teologia das vocações e a dimensão da missionariedade a luz do Documento de Aparecida e do Documento Geral para Ação Evangelizadora.
  • O resgate da importância do batismo, como caminho de compromisso eclesial e fonte de todas as vocações.

 Fonte: servicovocacionalcuritiba.com.Br/ano-vocacional