REUNIÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL 21/11/2020

Em 21/11/2020, às 9:00h, reuniram-se, pelo aplicativo Meet, os membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

Padre Asidio Deretti, pároco;

Padre José Bizarello, diretor do ISAS;

Jabismar Corsato, Movimento de Irmãos;

Benito Lucchesi,  músicos;

Valdirene Viera dos Santos, catequese;

Edna Matilde Koscianski Milan, liturgia;

Helena Schleider, MESC;

Patrícia Santos Machado, AJS;

José Aparecido Celestino, Dízimo;

A reunião iniciou-se com uma prece coordenada pelo P. Asídio.

A pauta da reunião foi a seguinte:

Projeto Educativo Pastoral Salesiano (PEPS): Padre Asídio iniciou dizendo que o Projeto Educativo Pastoral Salesiano de 2020 ficou prejudicado por conta da pandemia. Para o sexênio, 2021-2026, será aplicada uma nova metodologia na elaboração do PEPS e será acompanhado pelo Centro Inspetorial.

Calendário 2021: considerando-se a necessidade de continuidade das atividades paroquiais, cada grupo / pastoral preparará o seu calendário de atividades para o ano de 2021, enviando para a Edna, secretária, até 10/12/2020.  As datas serão compiladas pela secretária, e serão analisadas eventuais datas coincidentes.

Livro Tombo: O padre Asídio pediu que as pastorais enviassem a relação das atividades realizadas durante o ano de 2020 para constar no Livro Tombo. Enviar até 10/12/2020 para a Edna. Ao citar pessoas, fornecer o nome completo.

Novena de Natal: Foi proposta a realização de novenas de Natal, por aplicativo, utilizando-se o subsídio da Paulus, cujo tema central são as Bem-Aventuranças. O custo do livrinho é de R$ 1,30.

Após o debate, chegou-se à necessidade de possibilitar horários variados para participação. Desta forma, os paroquianos escolherão qual melhor horário para participar, independentemente de qual pastoral é responsável ou qual pastoral participe. A coordenação do grupo da novena naquele horário ficará responsável pela organização, abertura da sala no aplicativo, etc.

As pastorais que queiram ficar responsável por um grupo de novena informará no grupo de Whatsapp da Liturgia, até 24/11, os horários pretendidos para se realizar a novena. A Edna Matilde ficará encarregada de buscar ajustes de horários de forma que se tenha o maior número possível de horários à disposição. Após definição dos grupos e horários, serão divulgados pelos grupos de whatsapp do CPP e da Liturgia, e cada coordenador reenviará nos seus respectivos grupos.

Para a aquisição dos livros da novena fica a cargo da Edna Clara. As pastorais informarão no de whatsapp da Liturgia a quantidade de livros necessários para seus membros.

Presépio: foi decidido que o presépio será montado na frente do altar, de forma que fique visível durante as transmissões das missas pelo yotube. A Valdirene ficou responsável por mobilizar pessoas para a montagem. Quanto à ornamentação fora da igreja, o Benito poderá ajudar, com orientação do padre Asídio.

Celebrações de Natal:

Dia 15/12, às 19:00h, haverá a missa dos enfermos, transmitida pelo youtube. Os paroquianos que desejarem receber a unção dos enfermos deverão entrar em contato com a secretaria paroquial, para que o padre vá até suas residências.

As missas de Natal e de Final de Ano serão presenciais e transmitidas pelo youtube:

24/12 – Missa da Noite de Natal – 20:00h

25/12 – Natal do Senhor – 10:00h, com distribuição da Eucaristia das 11:00h às 12:000h

31/12 – Missa às 20:00h

01/01/2021 – Missa às 10:00h, com distribuição da Eucaristia das 11:00h às 12:00h.

Coordenador do CPP: Falta o coordenador do CPP. Ficou combinado que os integrantes do CPP indiquem nomes para a coordenação. As sugestões de nomes devem ser passadas diretamente ao padre Asídio até 10/12.

Pelo fato de quinta feira, 26/11/2020, ser o dia Nacional de Ação de Graças, foi proposta a mudança da missa de terça-feira para a quinta-feira.

A reunião foi encerrada com a bênção do padre Asídio.

 

Redigiu esta Ata: Édina Matilde.